Jornalistas no Cinema
Do repórter com bloquinho de anotações em mãos, como o repórter vivido por Kirk Douglas em A montanha dos sete abutres, dirigido por Billy Wilder, até a blogueira Della Frye, no filme Intrigas de Estado, de Kevin Macdonald, houve uma grande evolução na forma como o jornalista é retratado no cinema. Este livro procura responder a duas grandes questões:
quais as diferenças nas representações do jornalismo no cinema ao longo de duas
décadas?
Esta obra busca situar frente a frente a produção e a recepção cinematográfica que traz como tema o jornalismo. Apresenta ainda resumos de 50 Journalism movies e um estudo em profundidade de três obras consideradas representativas das mudanças ocorridas na imagem do jornalista ao longo das décadas: A montanha dos sete abutres, Todos os homens do presidente e Intrigas de Estado. A obra é voltada para professores, jornalistas, estudantes e pelos apaixonados por jornalismo e cinema.
Autora: Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff
Pós-Doutorado em Literaturas, Artes e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pesquisadora-visitante pela University of California, Los Angeles (UCLA, 2013). Já atuou como professora nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Comunicação do FIAM-FAAM-Centro Universitário. Atualmente é professora dos cursos de graduação em Fotografia e Animação (Técnico) e da Pós-Graduação em Gestão de Mídias Digitais no SENAC Lapa Scipião. É coordenadora da NECULT Cursos & Consultoria, que realiza serviços de copywriter, produção de conteúdo para clientes como Faculdade das Américas (FAM) e Praxis Business e realiza cursos relacionados a cinema.